yoga saúde para a mente e corpo

Harmonize sua corpo e sua da mente
Praticar yoga nos ajuda a concentrar toda nossa atenção na imobilidade, num ponto definido. A mente concentrada pode ser um recurso fantástico e uma fonte de poder. Patanjali (2), na sua famosa obra “Yoga Sutras” define o yoga como sendo (mesmo que todos os tradutores não concordem) “o controle, a redução das modificações da substância pensadora”. Certos tradutores não dizem “controlar” porém “parar as modificações”. Acho que “parar as modificações” é mais apropriado, já que a mente estará vazia de todos os pensamentos gerados automaticamente pelo cérebro e pelo intelecto. Para o intelecto, um pensamento já requer uma grande força de concentração. O poder da mente depende totalmente de nossa capacidade de concentração, quero dizer: nossa capacidade de imobilizar a mente.

Ainda mais quando o verdadeiro yogi, numa meditação profunda, na maior imobilidade e concentração perfeita, pode chegar ao estado de “Kevala khumbaka”: a parada dos intercâmbios respiratórios. Tudo fica imóvel, o corpo, o sopro e a mente.

Parar tudo não é fácil! Principalmente parar o corpo. Permanecer um certo tempo numa postura de yoga é um desafio para sua mente, porque o corpo é feito para o movimento, é ele que protesta, é ele que quer se movimentar. Haja mente forte para convencê-lo a permanecer imóvel! Geralmente não é a dor – já que a postura será mantida aquém do limite da dor – que faz o praticante sair da postura, é a mente que sofre de impaciência!

Através da permanência, o yoga extrai todo seu poder de ação sobre o ser inteiro em todos os níveis. Finalmente, chegando na imobilidade da mente cerebral e intelectual, abrem-se novos campos para a inteligência cósmica impregnar todo o ser e o levar a estado de harmonia ainda melhor.

Foto: Christos Emmanuel Avramidis
Atenção: Este texto é apenas uma sugestão de uma pratica milenar que vê ajudando equilibrar o ser humano.

20130928-232633.jpg

Anúncios

Obrigada pelo seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s