Arte de negociar

Tanto na esfera pessoal quanto na profissional, as técnicas de negociação estão sempre presentes no seu dia a dia. Seja diante de uma delicada questão familiar ou de um acordo no trabalho, o processo de negociar sempre almeja a conquista de objetivos e a melhora do relacionamento interpessoal. Uma decisão compartilhada traz resultados mais eficientes e benefícios para todas as partes envolvidas.

O domínio da técnica de como negociar acontece mediante o exercício de algumas atitudes fundamentais. Confira:

Ser honesto
O primeiro passo é sempre ser sincero com o cliente, evitando fantasiar sobre um produto ou serviço para conseguir vantagens pessoais ou para a empresa. Ser franco e verdadeiro é essencial para conquistar a confiança e atenção do comprador.

Manter a simpatia
Por mais status que você ou sua companhia possuam, trate seu cliente com humildade, frases agradáveis e sorrisos. Lembre-se de que por mais que a situação seja profissional, vocês são seres humanos conversando.

Ser ouvinte ativo
Para que o diálogo resulte numa experiência mutuamente benéfica, saber ouvir é fundamental. A dica é escutar com atenção e só pronunciar-se depois de ter um raciocínio completo. Isso demonstra interesse e cuidado com o cliente.

Pensar sempre antes de falar
Formule cada questão usando critérios claros e objetivos. É importante também estar aberto a ponderações. Não convém seguir um roteiro predefinido, porque cada pessoa possui uma personalidade e uma maneira de expor o que pensa.

Deixar o cliente comprar
A negociação não consiste somente em vender algo, mas também em deixar que o cliente compre. O ato de adquirir alguma coisa proporciona uma sensação de prazer ao consumidor e é importante explorar esta condição. Apresente todos os benefícios possíveis e permita que o próprio público-alvo faça a escolha.

Ser ouvinte ativo
Para que o diálogo resulte numa experiência mutuamente benéfica, saber ouvir é fundamental. A dica é escutar com atenção e só pronunciar-se depois de ter um raciocínio completo. Isso demonstra interesse e cuidado com o cliente.

Pensar sempre antes de falar
Formule cada questão usando critérios claros e objetivos. É importante também estar aberto a ponderações. Não convém seguir um roteiro predefinido, porque cada pessoa possui uma personalidade e uma maneira de expor o que pensa.

Deixar o cliente comprar
A negociação não consiste somente em vender algo, mas também em deixar que o cliente compre. O ato de adquirir alguma coisa proporciona uma sensação de prazer ao consumidor e é importante explorar esta condição. Apresente todos os benefícios possíveis e permita que o próprio público-alvo faça a escolha.

Fonte : Blog SB Coaching

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