Mensagem da Sandrimha 

Ninguém constrói nada sozinhoSeptember 42015 

Uma das poucas certezas que tenho na vida é a de que ninguém, por mais brilhante que seja, constrói nada sozinho. Quando vejo profissionais focados no “eu”- eu faço, eu aconteço, eu conquistei, etc, logo me pergunto: por que as pessoas se esquecem da importância do grupo, da importância do time?

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais requisitadas – desde sempre. Saber ouvir e reconhecer a importância do grupo na construção de um projeto vai além de ter humildade. Significa respeitar o outro, saber ler cenários, ter visão sistêmica, ter foco em resultado e por aí vai.

Quando nos perdemos em vaidades (lembrando que isso não é um julgamento, uma vez que – como bons humanos que somos – estamos todos sujeitos a cair nessas armadilhas), encurtamos nossa visão. Com isso, corremos um grande perigo e nossas carreiras também: o de ficarmos cegos, ensimesmados, e não enxergarmos as complexidades à nossa volta.

Com o dinamismo e a velocidade do mundo dos negócios, é verdadeiramente impossível se destacar da concorrência, por exemplo, contando apenas com nossas habilidades individuais. Ao aliarmos conhecimentos, experiências e vivências diferentes, tudo muda. A abrangência da visão, o critério da análise e a construção das respostas. No coletivo, os resultados são e sempre serão inegavelmente melhores.
O contexto de hoje nos traz problemas novos. Problemas novos pedem soluções novas. E essas soluções serão infinitamente melhores se forem desenvolvidas coletivamente. Eu não tenho nenhuma dúvida disso. E você?
Texto originalmente publicado no blog “Carreira em Gerações” da Exame.com

Obrigada pelo seu comentário.

