Você Sabia? Chá de Manjericão – Benefícios e propriedades


A alfavaca (ocimum americanum) é popularmente conhecida como manjericão de folha larga, manjerona e alfavaca-de-vaqueiro.…

A alfavaca (ocimum americanum) é popularmente conhecida como manjericão de folha larga, manjerona e alfavaca-de-vaqueiro. É muito cultivada na Índia, sendo seu óleo muito usado na indústria de cosméticos e alimentos. Além de ter propriedades medicinais e até afrodisíacas, essa planta é bastante apreciada como planta ornamental, por causa de suas flores, que, assim como suas folhas, são usadas na medicina popular para o preparo de chás, que servem à diversas aplicações. As folhas de alfavaca também são usadas na alimentação, como temperos, sendo muito apreciadas em pizzas, acompanhando molhos e queijos.
As propriedades e os benefícios do manjericão
Quimicamente composto por flavonoides, tanecos e óleos essenciais, o manjericão é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.

Segundo alguns estudos realizados, o manjericão também possui ação antibacteriana, anti-inflamatória, antidiarreico, antiulceroso e estimulante do sistema nervoso, além de ter potencial quimioprotetivo e reduzir os índices glicêmicos.
O manjericão é diurético, refrescante, estimula o fígado, é usado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, espasmos gástricos, depressão, perdas de memória, dores menstruais e insônias.
Além disso, o chá quente desta planta reduz a febre e o muco no peito e no nariz (porque é sudorífico e diurético), ajudando a aliviar os sintomas de resfriados, gripes, congestão, tosse e dor de garganta.
Segundo descobertas feitas por cientistas, o manjericão contém uma elevada quantidade de luteína, vitamina A, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins, além de ser rico em vitamina K, nutriente que serve para a manutenção da saúde da pele e construção de massa óssea.

O chá medicinal de alfavaca é preparado por infusão e deve ser bebido ainda quente antes de dormir, já que, durante o sono, o corpo se restabelece, favorecendo as curas.
Colocar as folhas numa xícara e despejar água fervente sobre elas, deixando-as em infusão por 10 ou 15 minutos. Coar e beber.
Fonte: Remédio caseiro 
Gostaram👉🏻👉🏻👉🏻👉🏻👉🏻👉🏻curte e deixa seu recadinho.👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻

Anúncios

2 comentários em “Você Sabia? Chá de Manjericão – Benefícios e propriedades

Obrigada pelo seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s