Aprendendo a fazer kokedama 

Dicas  da Sandrinha 

Kokedama é uma antiga técnica japonesa de cultivo na qual não utilizamos nenhum tipo de vaso ou jardineira. Etimologicamente, “koke” significa musgo e “dama” quer dizer bola. Trata-se, portanto, de uma planta cultivada em uma bola de musgo.
O primeiro passo é misturar os substratos: 3 partes de turfa e 1 parte de akadama (especial para bonsais). Umedeça a mistura com água e forme uma bola de um tamanho adequado para o tamanho da planta. Essa bola servirá de suporte para as raízes e fornecerá nutrientes.
Em seguida faça um buraco em seu interior para introduzir a planta, pressione bem e cubra a bola com o musgo. O mais apropriado é o musgo sphagnum (utilizado para jardins verticais), capaz de reter 20 vezes seu peso em água.
Com um fio ou corda vá dando voltas na bola e fazendo pequenos nós para que o suporte seja mais estável. É interessante escolher um fio fino de algodão da mesma cor que o musgo para que fique menos visível. Ou também podemos fazer o efeito contrário: trabalhando com contrastes, prenda o musgo com uma corda grossa de uma cor chamativa que choque com o verde do musgo.
Por último mergulhe a bola em água morna até que deixe de soltar bolhas. Quando isso acontecer, simplesmente deve tirá-la e permitir que escorra bem.
Ideal para presentear lindo e sustentável.🌺🌻

 

Anúncios

Obrigada pelo seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s